sábado, 5 de agosto de 2017

Resenha: Geekerela

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Um divertido romance que traz a clássica história de Cinderela para os dias de hoje.
.
Quando Elle Wittimer, nerd de carteirinha, descobre que sua série favorita vai ganhar uma refilmagem hollywoodiana, ela fica dividida. Antes de seu pai morrer, ele transmitiu à filha sua paixão pelo clássico de ficção científica, e agora ela não quer que suas lembranças sejam arruinadas por astros pop e fãs que nunca tinham ouvido falar da série. Mas a produção do filme anunciou um concurso de cosplay numa famosa convenção valendo um convite para um baile com o ator principal, e Elle não consegue resistir. Na Abóbora Mágica, o food truck vegano onde trabalha, ela encontra a ajuda de uma amiga cheia de talentos para moda que vai criar o traje perfeito para a ocasião. Afinal, o concurso é a chance de Elle se livrar das tarefas domésticas impostas pela terrível madrasta e das irmãs postiças malvadas.
.
Já Darien Freeman, o astro adolescente escalado para ser o protagonista do filme, não está nada ansioso para o evento, embora o papel seja seu grande sonho. Visto como só mais um rostinho bonito, o próprio Darien também está começando a achar que se tornou uma farsa. Até que, no baile, ele conhece uma menina que vai provar o contrário.
.
Esta releitura de Cinderela transporta para o universo nerd os principais elementos do clássico conto de fadas, fazendo uma verdadeira homenagem a todos aqueles que sabem o que é ser fã e se dedicar de coração àquilo que amam.
.
O que eu achei?
.
Definitivamente, Geekerella era tudo que eu precisava no momento, após um livro tão densa e emocional como foi a último. O romance de Ashley Poston não só recria de forma fantástica e super engraçada o conto de Cinderela no mundo geek, como também nos cativa por sua narrativa adorável.
.
Assim como Universos Afins, esta é uma verdadeira homenagem ao mundo dos fãs de carteirinha. Todos os apaixonados pela cultura pop são representados no plot, assim como a Madrasta odiosa, as meia irmãs e uma melhor amiga que é uma verdadeira fada madrinha.
.
Entretanto, o mais legal de tudo é a repaginação que a autora faz de Ella e seu 'Príncipe'. Não só pelo fato de ambos serem nerds - mas por colocar os dois de lados opostos do próprio fandom.
.
Aqui, a garota é uma blogueira raivosa e desconfiada com a adaptação de uma série que foi tão importante em sua vida. Ao mesmo tempo temos Darien, que é o ator realizando o sonho de viver o seu herói de infância, tendo que lidar com as desconfianças dos fãs por ser obrigado a vender a imagem de 'gostosão' famoso.
.
Uma característica legal da inserção de Darien na história é que a autora aproveita a oportunidade para falar sobre representatividade e whitewashing em Hollywood. Uma das preocupações dos fãs é que a produção faça vista grossa ao fato de que o protagonista original da série de TV tenha sido um ator negro. Já o novo Carmindor sente na pele as dúvidas ao se perguntar se de fato é digno de interpretar o seu herói ou se foi escolhido por ser o rosto do momento e que por acaso não é branco.
.
A dualidade da vida deprimente de Ella e o seu refúgio no mundo de Starfield aliado à pressão de Darian ao liderar uma mega produção tão esperada ditam o ritmo do livro. A forma como a autora encontrou para que os dois protagonistas se conhecessem gradualmente e não sofressem 'instalove' casou perfeitamente na história. Minha única reclamação é que os 2 últimos capítulos poderiam facilmente serem 4... A pressa para fechar as pontas soltas todas de uma vez tirou um pouco do brilho de sua conclusão. Mas não muda o fato de que Geekerella é um YA delicioso, e uma releitura de Cinderela cheia de personalidade.
.
     
.
Sobre a autora:
.
Ashley Poston divide seu tempo entre escrever livros e ser fã. Nasceu e cresceu na Carolina do Sul, Estados Unidos, onde as estrelas brilham como em nenhum outro lugar do mundo.
.
TÍTULO: Geekerela
TÍTULO ORIGINAL: Geekerella
PÁGINAS: 384
AUTOR(A): Ashley Poston
EDITORA: Intrínseca
NOTA: 4 Estrelas 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...